Alguns funcionários da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) passaram a utilizar sacos plásticos como forma de proteção contra a Covid-19. Em denúncia anônima enviada ao site Varela Notícias, uma pessoa que trabalha na unidade hospitalar relatou que não há capa de isolamento e nem máscara do tipo n95, sendo oferecidas duas máscaras cirúrgicas para plantões de 12 horas, por profissional.

Foto: Reprodução Varela Notícias
Foto: Reprodução Varela Notícias

“Fora que não tem leito de isolamento e já têm vários colegas contaminados por falta dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Estamos na linha de frente dessa forma, nos expondo. Pois além das obrigações e responsabilidades com o hospital temos nossas contas para pagar e sustento de família”, conta.

No entanto, segundo a assessoria do hospital, há sim EPI’s suficientes para cada profissional em plantão e os equipamentos são entregues no início de cada expediente. De acordo com a unidade, diariamente são entregues máscaras, capas e álcool em gel. Ainda segundo a assessoria, os setores fechados do Hospital contam com vários funcionários utilizando face shild (máscara de proteção facial).

“O que mudou, com a chegada do novo coronavírus, foi a intensificação da campanha pelo uso racional dos materiais e a implementação de agenda regular de treinamentos para todas as equipes. O HGRS não é referência para Covid-19, mas todos os suspeitos estão sendo isolados adequadamente até confirmação laboratorial. Nós temos salas de isolamento em locais estratégicos, mas, por motivos óbvios, elas não estão sinalizadas como tais”, diz a nota.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no início da tarde desta quarta (06), a Bahia tem 4.227 casos, com 151 óbitos, 884 pacientes recuperados e 3.212 sendo monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da doença, o que são chamados de casos ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.