Alinhar a proposta da instalação do banco de leite humano em Ilhéus foi o tema da reunião que aconteceu nesta terça-feira (17). Na ocasião, também foi apresentada a proposta para implantação do projeto ‘Bombeiro, Amigo do Peito’, quando os bombeiros fornecem kits de coletas para as mães doadoras de leite humano e o material é destinado para as maternidades parceiras, alimentando assim, bebês prematuros que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas mães.

“Nossa meta principal é levar o alimento àqueles bebês necessitados e dar conforto para as mães doadoras. Passamos um período em Itabuna, município vizinho que já tem o projeto implantado, para que pudéssemos conhecer os detalhes de funcionamento e trazê-lo para Ilhéus”, explicou o tenente-coronel Ednei Factum, que organizou o encontro juntamente com o comando de operações de Bombeiros Militar do Interior (COBMI).

Para o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, o município tem muito a ganhar com o projeto ‘Bombeiro Amigo do Peito’: “Por meio de um banco de leite poderemos promover e garantir o aleitamento materno e, assim, diminuir os índices de mortalidade infantil”, pontuou durante a reunião.

Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade diária de até 10 recém-nascidos internados. De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), da Fundação Oswaldo Cruz, entre janeiro e dezembro de 2018, o Brasil possuía aproximadamente 160 mil doadoras de leite, sendo distribuídos no mesmo período 161.771 litros de leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.