Irmão Lázaro, candidato a vereador pelo PL, afirmou que, sendo eleito, uma de suas lutas será pela proteção às pessoas com vulnerabilidade social. “A Câmara Municipal tem como uma de suas funções o reconhecimento oficial de instituições como de utilidade pública. E deve ser realizado um esforço neste sentido, pois assim as entidades que trabalham em prol dos cidadãos que vivem nas ruas podem se regularizar e fazer parcerias com o Poder Público”, frisou.

“Agora as pessoas voltam a exercer suas atividades com os cuidados necessários devido à pandemia da Covid-19. Mas no início as ruas de Salvador estavam bem desertas. Mas e as pessoas que vivem nas ruas? O nível de exposição é  maior. Como um morador de rua podia estar em isolamento?”, questionou Irmão Lázaro.

“As parcerias entre os poderes públicos e as instituições da sociedade civil organizada são o caminho para uma acolhida noturna dos moradores de rua; atendimento psicológico, médico e de higiene pessoal”, afrmou Irmão Lázaro.

E, em muitos casos, afirma Irmão Lázaro, há um outro problema transversal com relação às pessoas que vivem nas ruas: a dependência química. “A escravidão causada pelo consumo de alcool e substâncias ilícitas”, frisou.

Além de trabalhar pela recuperação de dependentes químicos, a Casa Terapêutica Sentimento Novo, mantida por Irmão Lázaro e situada no município de Amélia Rodrigues, é parceira do Projeto “Anjos da Noite”, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), da Prefeitura de Salvador. Através desse projeto, pessoas em situação de vulnerabilidade social são encaminhados a instituições. A entidade conta com técnicos de enfermagem e faz encaminhamentos dos cidadãos para as redes públicas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.