Quatro profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, em Lauro de Freitas, testaram positivo para o novo coronavírus neste domingo (3). Conforme fontes do site Bahia Notícias nos órgãos de controle, os contaminados encontram-se afastados do trabalho, em isolamento domiciliar.

A confirmação foi obtida após a realização de testes rápidos, que ainda aguardam contraprova realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Entretanto, outros profissionais de saúde da UPA de Itinga estão se organizando para cobrar um posicionamento das autoridades do município.

“Os gestores não estão orientados sobre os cuidados que devem ter com a equipe. No refeitório, todos comem juntos. Não há o distanciamento adequado, tanto no atendimento quanto no momento de descanso dos profissionais. Estávamos trabalhando inicialmente sem os equipamentos de proteção individual. Agora já chegaram”, revelou uma enfermeira, que preferiu não se identificar.

Profissionais da UPA de Itinga improvisavam capa de proteção para transferir pacientes com Covid-19 (Foto: Leitor / BN)

No WhatsApp, circula uma imagem em que os trabalhadores da UPA de Itinga pedem providências. “Profissionais de saúde do município de Lauro de Freitas infectados pelo descaso das autoridades. Secretaria de Saúde e prefeitura municipal já foram acionados, porém nada foi feito”, reclamam. “Se morrerem, quem cuida do povo? Quem ficará na linha de frente? Precisamos do apoio da população”, encerram o manifesto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.