Na tarde desta sexta-feira (31), 11 bombeiros militares concluíram o Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut). O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

O curso, que reuniu teoria e prática, teve como finalidade capacitar os militares para resgates de corpos e de bens materiais de forma mais segura e rápida. Durante mais de um mês de aulas, os alunos realizaram treinamentos em diversos ambientes aquáticos nos estados da Bahia e Goiás, onde chegaram a mergulhar a 42 metros de profundidade.

“Muitas vezes adentramos no meio líquido sem nenhuma visibilidade. Esses locais geralmente são perigosos e de vegetação densa, por isso precisamos ter força, agilidade e atenção ao máximo. O que essa capacitação nos deu, agora somos especialistas”, explicou o orador da turma, o soldado BM Pedro Gama Paixão.

Os alunos também realizaram diversas provas de qualificação. “A experiência só se realiza a partir de cada mergulho. O bombeiro militar deve estar permanentemente pronto, para isso é fundamental a realização dos cursos de aperfeiçoamento e principalmente dos treinamentos frequentes”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Francisco Telles.

O Cmaut teve início em 9 de dezembro último e carga horária de 260 horas/aulas, aliando teoria e prática. Atualmente o CBMBA, possui 22 mergulhadores distribuídos nos quartéis em todo Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.