O bairro de Itinga está em festa com a 36ª edição da Lavagem do Caranguejo, uma das festas populares mais esperadas do município de Lauro de Freitas.

Este ano, o evento reforça a importância do resgate cultural e conta com apresentações musicais, trios e o tradicional Cortejo Cultural, que percorre as ruas do bairro levando a beleza das baianas e o perfume da água de cheiro.

O evento é tradicionalmente marcado por uma forte presença de moradores e turistas. A programação é diversificada, com espaço para bandas e artistas locais. No sábado (30), as apresentações começam às 17h, em um trio parado, na Praça do Caranguejo. No domingo (1º), às 9h da manhã, ocorrerá o momento mais marcante da festa, o tradicional cortejo cultural, que sai da Escola Valentina Silvina Santos, seguindo em direção à Praça do Caranguejo.

Para entender a origem da Lavagem do Caranguejo é preciso conhecer a história de Antônio Pereira Santos, homem de vida simples e muito trabalhador, que acabou se tornando uma das figuras mais conhecidas do bairro da Itinga. Em 1971 ‘Seu’ Antônio se mudou de Salvador para Lauro de Freitas, residindo em Itinga, onde passou a trabalhar em uma barraca localizada no atual Largo do Caranguejo, onde vendia arroz, farinha, carne seca e caranguejo, entre outras mercadorias.

Após muitos anos de trabalho e amizade com os moradores, ele passou a ser chamado de Antônio Caranguejo, ou de simplesmente ‘Seu’ Caranguejo. A barraca virou ponto de encontro do bairro. Assim surgiu o nome do largo.

Em 27 de novembro de 1983 foi criada a Lavagem do Largo do Caranguejo. A ideia foi de moradores do bairro que integravam o Bloco Nagazumbi, presidido pelo Babalorixá Augusto Cezar Farias e Tânia Maria. Naquele ano, o bloco foi impedido de desfilar no Carnaval de Salvador e seus integrantes resolveram fazer a celebração no próprio bairro. A festa caiu no gosto popular e nos anos seguintes, com a participação de Nivaldo Portela, Narciso, Grande Conceição (in memória), Santos (in Memória) e Luiz Amatam, ganhou status de Lavagem do Caranguejo. A Associação Cultural Recreativa e Beneficente do Bairro de Itinga e Adjacências – ACREBIA foi criada para organizar e executar essa celebração que já está em sua 36ª edição.

Confira a programação

30/11 (Sábado)

Trio Parado (Praça do Caranguejo)

17h – Sotaque Brasileiro                          

18h30 – Banzay e Banda

20h15 – Baile do Tchello

22h – Banda no Groove

01/12 (Domingo)

Cortejo Cultural da Lavagem do Largo do Caranguejo

Saída da Escola Senhora Valentina Silvina Santos

Praça do Caranguejo

12h – Prazer love

14h – Pequeno MB              

16h – Tambor City

18h – Hit Soul

20h-Mambolada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.