O Instituto Rede Mar Brasil promove na próxima sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, um grande abraço ao Farol da Barra. A iniciativa visa chamar atenção para a importância da água e a gestão sustentável desse recurso vital para a vida do planeta. O encontro acontecerá em frente ao Farol às 10h e contará com a participação de estudantes da rede estadual de ensino, universitários, ambientalistas, pesquisadores, voluntários que atuam em defesa dos oceanos e a participação especial da COPPA – Polícia de Proteção Ambiental.

A intenção dos organizadores é que durante o Encontro, os participantes formem um grande círculo ao redor do Farol da Barra, unindo as mãos em um gesto de compromisso com a preservação da água. A programação contempla atividades educativas sobre a importância da conservação da água e medidas de consumo consciente. Estará em exibição também uma exposição fotográfica do Projeto Baleias Soteropolitanas, que há três anos está monitorando as baleias que visitam a costa de Salvador.

De acordo com William Freitas, diretor-presidente do Instituto RedeMar Brasil, esta ação é mais que uma celebração ao Dia Mundial da Água, é um convite público para que a comunidade reflita sobre as questões que impactam a saúde da água do planeta. “Todos nós temos um papel a desempenhar na proteção do nosso planeta, água é vida, e é nosso dever garantir que as futuras gerações possam desfrutar dela da mesma forma que nós. Hoje, a nossa intenção é provocar nas pessoas mudanças positivas para a preservação da água e do meio ambiente”, pontuou Freitas.

Uma replica de baleia-jubarte, medindo 3.5mts feita de material reciclável, será usada como coletora de lixo durante a ação. A obra de arte é do artista plástico André Fernands que traz a estrutura para rua com a intenção de chamar atenção para o descarte de resíduos que muitas vezes acontecem de de forma inadequada, comprometendo a fauna marinha.

*Limpeza da Praia*

Na sexta-feira também será realizada uma edição do Programa“O Mar Não Está Para Plástico”, onde voluntários farão mutirões para limpeza das areias, em paralelo mergulhadores profissionais farão o mergulho sub aquático, afim de retirar o lixo, como plástico, borracha e outros objetos que possam estar poluindo a bancada de corais da praia da barra.

Ao final das atividades no Farol da Barra, o público poderá desfrutar de um show de musíca popular brasileira realizado pelo músico Robherval Santos.

 

*Educação continuada*

No Colégio Estadual de Tempo integral de Portão, está acontecendo durante toda semana interações, onde os alunos participam de palestras ministradas pelo biólogo marinho, Matheus Serra. Os estudantes também estão participando de oficinas de Cultura Oceânica, como parte do programa de Educação Azul da Redemar Brasil, cartazes e frases de impacto social estão sendo colocados em pontos estratégicos da escola como bebedouros e corredores estimulando a reflexão para a importância da preservação dos mares.

 

*Live*

Nesta semana comemorativa, o RedeMar Brasil, esta promovendo de encontros virtuais com o tema: Vozes pelas Águas. O formato adotado neste ano é o de live no Instagram,apresentado pela influenciadora digital Mayara Padrão, que aborda nos episódios temas ligados à temática da água. Para cada episódio, é entrevistado um especialista, e temas como: O Papel Fundamental da Água na Vida Humana, Ameaça de Escassez de Água, Combatendo a Poluição de Água e Ações Coletivas para a Conservação, são abordados durante a transmissão na pagina oficial do RedeMar às 20h.

 

Patrocina esta ação o Governo do Estado da Bahia e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)

 

 

www.redemar.org.br

Redes sociais @redemarbrasil

Email- contato@redemar.org.br

Contato: 719 996659131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.