A partir desta quinta-feira (18), os pacientes internados no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) poderão realizar o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB). O procedimento – feito no laboratório de análises clínicas da instituição (Laban-HGRS) – é capaz de apresentar o diagnóstico em duas horas.

De acordo com o coordenador do Laban-HGRS, o farmacêutico Augusto Bastos, o exame tradicional apresenta resultado após três dias. “O TRM é mais vantajoso não só pela rapidez, mas porque, além de testar pacientes com suspeita de tuberculose, testa pacientes com infecção, já que testa, nos pacientes positivos, a resistência a um antibiótico chamado Rifampicina”, explica ele.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Afeta, principalmente, os pulmões, mas, também, pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Transmitida por via aérea na maioria dos casos, a tuberculose é tratada com uso de drogas, durante seis meses. Com boa adesão ao tratamento, a doença tem cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.