O Hospital Santa Izabel, primeiro hospital da Bahia, vai completar, no dia 30 de julho, 126 anos de serviços prestados à população baiana no atual endereço, no bairro de Nazaré. A data será marcada com a celebração de uma missa na Capela do próprio Hospital, voltada aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, conselheiros e irmãos da Santa Casa. Em seguida, haverá uma recepção no Salão Nobre, onde será lançado o selo dos Correios, comemorativo aos 470 anos da Santa Casa.
O Hospital Santa Izabel completa mais um ano de fundação em um momento especialmente importante. No primeiro semestre deste ano, a Santa Casa da Bahia investiu mais de R$ 30 milhões para ampliar e adequar serviços estratégicos, incorporar novas tecnologias e implementar melhorias no hospital, a exemplo das novas unidades de videoendoscopia e otorrinolaringologia, nova central de combate a incêndio e reestruturação e modernização da rede de energia.
“Estamos aplicados em cuidar das pessoas de forma individualizada, integralizada e conectada com suas necessidades e expectativas”, diz o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes.
Nesse processo contínuo de modernização, merecem destaque outras iniciativas recentes, como a adoção da experiência do paciente enquanto estratégia de gestão e a implantação pioneira na Bahia da cirurgia robótica.
Já bastante utilizado em atos cirúrgicos de alta performance nos grandes centros mundiais de saúde, o robô da Vinci chegou para contribuir com o profissional médico na realização de procedimentos menos invasivos e que exigem maior precisão. O equipamento já foi usado em mais de sessenta procedimentos, desde o inicio da operação em março último.
Gestão – O Santa Izabel vem se destacando também no campo da tecnologia da informação. Agora os pacientes já podem avaliar o atendimento recebido bem como a qualidade dos serviços prestados através de QR codes – espécie de código de barras que pode ser lido por celulares e tabletes – espalhados pelas unidades. Essa iniciativa está permitindo a obtenção de indicadores sobre o trabalho realizado, desempenho do corpo médico, ambiente, estrutura, entre outros itens, além de contribuir na avaliação de resultados.
Outro destaque fica por conta do compromisso permanente com o aperfeiçoamento de processos e o ganho de eficiência. Para tanto, o Santa Izabel implementou uma nova ferramenta de tecnologia da informação, chamada Data Analytics. Ela auxilia no planejamento da gestão de saúde, produzindo estatísticas mais precisas sobre o uso de recursos e o tempo utilizado para a realização de procedimentos.
“O aperfeiçoamento contínuo dos processos assistenciais, administrativos ou de apoio envolve a disseminação da cultura do aprimoramento, avaliação constante da eficácia das ações através de indicadores de desempenho”, diz Robério Almeida, superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia. “O projeto de gestão para cuidados de saúde baseados em valor endossa a cultura de inovação e qualidade do Santa Izabel e possibilita oferecermos assistência médico-hospitalar com excelência”, acrescenta o diretor técnico assistencial do hospital, Ricardo Madureira.
Reconhecimento – Devido à sua atuação pioneira e inovadora, o hospital vem acumulando prêmios e conquistando importantes certificações. No primeiro semestre, recebeu o Premio Benchmarking Saúde 2019 e foi recertificado ONA 3 e Selo Diamante no Serviço de Hemodinâmica. Ambos representam o grau máximo de qualidade, reconhecendo o trabalho realizado em prol da melhoria dos processos, maior eficiência, redução de riscos, aprimoramento da comunicação e da experiência do paciente.
Ainda este ano, o hospital conclui a participação em dois processos de certificação internacional, um da Qmentum, que avalia a utilização de novas ferramentas para transformar a assistência à saúde e melhorar a governança clínica, e outro da HIMSS 7, relacionado à completa e total integração digital entre todas as áreas do hospital.