O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro sigiloso com Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, durante a 8ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada em Kingstown, São Vicente e Granadinas. Esta reunião, que durou aproximadamente uma hora, foi apenas um dos vários compromissos do presidente brasileiro, que também dialogou com Luís Arce, presidente da Bolívia, e tem encontros programados com outras autoridades de peso, inclusive uma conversa prevista com António Guterres, secretário-geral da ONU.

A agenda de Lula foi marcada por temas de interesse mútuo e desenvolvimento regional, evitando questões delicadas como a disputa territorial de Essequibo, apesar das tensões geradas pelas ameaças de invasão por parte da Venezuela. Lula enfatizou a disposição do Brasil em dialogar sobre assuntos pertinentes, quando necessário, ressaltando o foco em desenvolvimento e investimento durante suas conversas.

Adicionalmente, Lula utilizou o palco da Celac para voltar a criticar as ações israelenses em Gaza, classificando-as como genocídio e pedindo uma ação coletiva dos países membros contra a punição imposta ao povo palestino. Lula propôs uma moção para o fim imediato dessa violência, solicitando a António Guterres que invocasse o artigo 99 da Carta da ONU, a fim de alertar o Conselho de Segurança sobre a ameaça à paz e segurança internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.