A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20), a resolução nº 085/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que entende que  registrados com idade superior a 40 anos são considerados grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

A decisão da Sesab levantou polêmicas após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) enviar à CIB uma orientação solicitando que o grupo se ‘abstenha’ de adicionar novos grupos como prioritários na fila da vacinação.

Ainda de acordo com a recomendação do MP, mesmo após a aprovação da entrada dos profissionais da Comunicação acima dos 40 anos, será necessário explicar os critérios técnicos-científicos favoráveis para a decisão de incluir a classe no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Apesar da publicação no DOE, ainda não existe nenhuma previsão de quando estes profissionais serão de fato vacinados, já que cada município monta seu próprio cronograma de acordo com as doses disponíveis dos imunizantes. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, já deu a entender que pretende seguir com a vacinação a partir da idade, não por grupos prioritários.

“Eu acho justo depois que vacinar os trabalhadores das áreas essenciais e os mais vulneráveis, ou seja, pessoas com comorbidade e idosos acima de 60 anos, que a partir daí o critério seja a idade. Se o processo de vacinação pudesse ser feito por idade ele estaria ainda mais acelerado em nossa cidade porque ficaria mais fácil a conferência”, disse o prefeito no último dia 11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.