De autoria do vereador Antônio Rosalvo (PP) segue para sanção ou veto da prefeita Moema Gramacho (PT) o PL nº50/2020, aprovado na quarta-feira (28) pela Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas.

O projeto atende ao pedido de defensores do uso da bicicleta e que, no município de Lauro de Freitas, identificaram a ausência de políticas públicas voltadas aos ciclistas.

Para Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, a medida é um ótimo começo. “É o básico porém um ótimo começo diante da ausência de prioridades para os ciclistas que transitam espremidos por veículos, muitos deles de médio e grande porte.”, relata.
“A utilização de bicicletas como forma de deslocamento tem aumentado bastante.

Além do uso para o esporte e para o lazer, uma grande quantidade de trabalhadores pedala diariamente por toda a nossa cidade e também precisa da nossa atenção. Ouvir a sociedade e acolher os seus anseios é a nossa obrigação. O nosso mandato está aberto também para este segmento e avançaremos com outras medidas em defesa dos ciclistas.”, afirmou o vereador Rosalvo.

Rosalvo também é autor de outro projeto e que resultou na Lei 1.886/2020, instituindo a “Semana Municipal do Ciclista”, na terceira semana de agosto, reforçando o dia 19, quando é comemorado o Dia Nacional do Ciclista.
Embora tenha completado 23 anos de aprovada, a Lei Federal nº9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB), ainda é bastante desrespeitada, enquanto instrumento que define normas básicas de circulação e cuidados com a segurança pessoal e veicular.

Além da sinalização vertical e horizontal, a implantação de ciclovias e ciclofaixas contribuiriam com a redução dos riscos, de acidentes e de prejuízos, tanto para os ciclistas como também para motoristas e pedestres, deixando mais evidente que todos possuem direitos e deveres no uso dos espaços públicos.

Fotos-Hedrik Aquino

Por: Notícias da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.