Depois de uma semana de aulas, foi concluído, nesta sexta-feira (16), o curso de
Proteção e Defesa Civil, realizado para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Com a capacitação, os oficiais estão aptos para serem coordenadores, além de poderem elaborar um plano de emergência relacionado ao tema no contexto estadual.

“É função do estado e consequentemente da nossa instituição estar capacitando, ensinando e assessorando os municípios sobre proteção e defesa civil, no âmbito estadual, pois o estado dá o apoio na resposta aos desastres, quando resgatamos alguém dos escombros, por exemplo”, explicou o capitão BM Leandro Vialto.

Segundo o tenente-coronel Vassoler, do Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo e coordenador do curso, a iniciativa é muito positiva para a instituição. “Trouxemos para sala de aula os conceitos básicos sobre proteção e defesa civil, assim como as análises básicas de risco geológico e estrutural e as cinco ações de defesa civil que são: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, destacou.

As aulas aconteceram no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do CBMBA, em Simões Filho. O CBMBA realiza buscas e resgates em casos de deslizamentos de terra, desabamentos de imóveis e alagamentos com possíveis vitimas. Além disso, em ocorrências de grande monta, é imprescindível que haja sintonia entre os órgãos e instituições que atuam no processo, visando sempre a preservação de vidas e o atendimento às vítimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.