O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu melhor que o presidente Lula das eleições municipais 2024. Ele conseguiu eleger mais nomes do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dez candidatos apoiados por Bolsonaro saíram vitoriosos nas urnas no último domingo (27). Lula ajudou a conduzir a vitória de outros seis candidatos eleitos.
O ex-presidente comemora as vitórias de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo e Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre, além de Marcio Correa (PL), que venceu a eleição em Anápolis-GO, Abilio Brunini (PL), em Cuiabá-MT e Lucas Sanches (PL) que ganhou a eleição em Guarulhos (SP). O ex-presidente também soma vitórias de aliados em cidades como Canoas-RS, Londrina-PR, Natal-RN, São José do Rio Preto-SP e em Sumaré-SP com Henrique do Paraíso (Republicanos).
Já os candidatos apoiados pelo líder petista levaram a melhor em Fortaleza-CE, com Evandro Leitão (PT); Marcelo Oliveira (PT) em Mauá-SP; Caetano (PT), em Camaçari-BA; em Belo Horizonte-MG, com o atual prefeito Fuad Noman (PSD); em Niterói-RJ, com Rodrigo Neves (PDT) e com Fernando Marroni (PT) que saiu vitorioso na eleição em Pelotas-RS.
PL também saiu na frente nas capitais – Quando se trata de eleição nas capitais, o PL de Bolsonaro ganhou em 4 capitais, e o PT de Lula, em apenas 1, em Fortaleza (CE). Ao todo, 26 capitais estavam em disputa no domingo. Com os resultados do 2º turno, o PL ficou entre os partidos que mais conquistaram prefeituras nas principais cidades do país.