A Justiça indeferiu a candidatura de um médico que concorria ao cargo de vereador em Itabuna, na Bahia, pelo Partido da Mulher Brasileira. No mês passado, o candidato foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) a mais de 12 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A decisão foi divulgada na última terça-feira (10).
Antonio Teobaldo Magalhães Andrade foi condenado em primeira instância em 29 de agosto por crime cometido em Uruçuca, cidade vizinha de Itabuna, onde teria cometido crime sexual contra uma adolescente de 13 anos. O homem também foi sentenciado em Joinville, em 2022, por estupro de uma paciente.
Por meio de nota, o Partido da Mulher Brasileira de Itabuna (BA) se posicionou sobre o assunto. “Esclarecemos que não tínhamos conhecimento da situação processual penal do candidato, tomando-se ciência dos fatos somente após a divulgação de matérias jornalísticas e a apresentação de recurso eleitoral do Ministério Público”, informou o partido.
A solicitação do indeferimento foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O idoso, de 68 anos, conhecido como “Tenente Médico Teobaldo”, nega o crime.