Para o vice-governador da Bahia e pré-candidato à Câmara dos Deputados, João Leão (PP), o ex-secretário de Educação e postulante ao governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues nasceu natimorto nessa eleição. A justificativa dada pelo progressista é que o candidato de Rui Costa (PT) tem errado em suas falas.

“Jerônimo nasceu natimorto. Gosto muito dele, mas ultimamente ele está igual ao meu amigo Lula, dizendo um monte de bobagens também. Na política você não pode ter o direito de errar, você tem o direito de acertar”, afirma Leão em entrevista ao programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM).

Por outro lado, ao defender a chapa em que ele integra, o vice-governador declara que tem a certeza de que nessa corrida eleitoral, ACM Neto (União Brasil) vai ganhar no primeiro turno e que o seu filho Cacá Leão vencerá a vaga ao Senado. Isso, porque segundo o progressista é uma tradição no país de que o candidato a senador chegue colado com o candidato a governador.

“Nós tivemos uma pesquisa a poucos dias onde ACM Neto tem na Região Metropolitana 74%. É lógico que Cacá Leão vai colar com ele. Isso é uma tradição em todos os estados brasileiros. Aquele que é candidato a senador vem colado com o que é candidato a governador”, disse.

Até dias atrás o vice-governador João Leão (PP) estava na chapa de Neto como candidato ao Senado, mas por motivos de saúde desistiu da disputa e então o deputado federal Cacá Leão (PP) – o filho dele- o substituiu no time.

“Eu e Cacá nos confundimos, é Pai e filho, Neto é o Espírito Santo. Nós estamos caminhando por essa Bahia toda. Ainda na quarta-feira agora estou indo a Jaguaquara, que é um grande reduto do deputado Cacá Leão. Nós estamos juntos com ACM Neto fazendo essa grande alavancada no estado da Bahia”, disse.

ACM Neto na disputa 

A métrica citada por Leão a respeito do Senado,  era usada também na disputa presidencial. O candidato a mandatário do país puxava o candidato a governador. No entanto, ACM Neto quer se desvincular totalmente da disputa para presidente da República. Perguntado a respeito, o vice-governador disse que nesse caso, é uma situação “um pouco diferente”.

“Você tem um candidato como ACM Neto que tem 74%. Ele tem mais do que Lula na Bahia. Ele é quem puxaria Lula aqui e, não ele ser puxado por Lula”, opina.

Leão também opina sobre a desistência de Rui Costa em não brigar pela vaga ao Senado, o que de fato encerraria a carreira política do governador da Bahia. Para o progressista a atitude foi um erro.

“Lógico que errou. Todos sabem disso, mas isso é coisa do passado, o senador agora vai ser Cacá Leão”.

Bolsonaro na Bahia 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) tem apresentado crescimento na Bahia. E nas movimentações do tabuleiro da política, há uma possibilidade de que Neto abrace o mandatário ainda no primeiro turno. Conforme Leão, essa movimentação será “muito difícil” de acontecer.

“Acho que Neto vai se manter na maneira que ele vai levando. Ele tem o voto do bolsonarista e tem o voto do lulista. Nós queremos é trabalhar pela Bahia. Eu vou chegar até parar o Congresso Nacional se necessário for para pelo bem da Bahia. Isso é uma questão de lógica. Se você pegar ACM Neto e Lula, se colocar para disputar eleições para governador na Bahia, ACM Neto dá um cacete em Lula”.

Por Jones Araújo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.