O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou, em coletiva de lançamento do programa Mãe Salvador, na manhã desta quinta-feira (18), que irá regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2020 pela Câmara dos Vereadores de Salvador, nesta sexta-feira (19).

A regulamentação é pleito antigo dos vereadores de Oposição da CMS e de movimentos negros, pois é somente através dela que o texto ganha mais efetividade.

O texto prevê uma série de iniciativas para promover oportunidades para o povo negro e combater o racismo estrutural na cidade mais negra do Brasil.

“Amanhã às 9h, na igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho, vamos estar baixando um decreto regulamentando o estatuto da igualdade racial. A PMS com esse programa, Mãe Salvador, e com regulamentação estatuto, e no sábado com uma forte campanha de vacinação para os que se vacinaram acima de 18 anos, a prefeitura vai estar deixando a mensagem para cidade mais negra fora da áfrica, a importância, o respeito, e o trabalho que nós vamos ter nos próximos anos, valorizando a história, a importância e acima de tudo o ser humano negro em nossa cidade”, destacou Reis.

O programa Mãe Salvador fornecerá enxoval de forma gratuitas para as mães que fizerem o acompanhamento do pré-natal na rede pública. A estratégia é uma forma de incentivar o acompanhamento na gravidez e previnir diversas doenças e sequelas, tanto para as gestantes como para os bebês que irão nascer: “todas as grávidas que forem fazer os exames de pré-natal, ao final, estarão recebendo um um enxoval, para todas. 90% das mulheres atendidas pelo SUS em nossa cidade são negras”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.