O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta quinta-feira, 14, em edição do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada na próxima quarta-feira, 20, na capital baiana. O anúncio veio após uma reunião de prefeitos da frente nacional com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garantiu que a vacina CoronaVac e a de Oxford, passarão pela avaliação para uso emergencial da Anvisa no próximo domingo, 17.

“No domingo a Anvisa vai estar julgando as solicitações e sendo aprovadas, essas vacinas, que já estão no Brasil, serão distribuídas para os estados na próxima segunda e na quarta-feira, 20, de forma simultânea em todo o Brasil, iniciaremos o processo de vacinação”, afirmou o prefeito.

De acordo com Bruno, oito milhões de doses serão distribuídas proporcionalmente entre os estados pelo Ministério da Saúde, o que garantirá a imunização de parte considerável dos grupos prioritários de Salvador, que somam 572 mil doses.

“São oito milhões de doses que serão distribuídas para os estados na proporção do público prioritário de cada estado. Salvador está preparada para iniciar a vacinação e a depender da quantidade disponibilizada, podemos aplicar todas as doses no mesmo dia já que temos a capacidade de atender 100 mil pessoas por dia na nossa cidade”, afirmou.

Na primeira fase, serão vacinados os trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência como asilos e instituições psiquiátricas, indígenas e povos/comunidades ribeirinhas. A segunda fase abrangerá pessoas de 60 a 74 anos.

Na terceira fase, pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade serão o ponto focal, enquanto na quarta fase, incluída pela prefeitura, a imunização será para os trabalhadores de educação, pessoas com deficiência severa, membros das forças e salvamento, funcionários do sistema carcerário, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores de carga e população carcerária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.