O presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e candidato derrotado à prefeitura de São Paulo, Levy Fidelix, foi às redes sociais nessa tarde de terça-feira (17) para comunicar que a legenda pediu o “cancelamento das eleições no TSE até que invasão das urnas seja esclarecida”.

Levy ficou em 11º lugar na disputa da capital paulista. Ao todo, 13 candidatos disputaram o primeiro turno das eleições em São Paulo

Na postagem, o político ainda compartilhou o documento de oito páginas protocolado na Justiça Eleitoral, ainda nesta segunda-feira (16).

Segundo a peça jurídica, o PRTB pede à Justiça Eleitoral “esclarecimento a respeito da paralização do sistema de totalização dos votos nas eleições municipais de 2020, sob pena de anulação”.

Como justificativa, o partido apresentou recortes de reportagens do domingo de eleições, contando sobre os problemas de tecnologia da informação enfrentados pelo órgão responsável das eleições, dentre elas o atraso para a apuração, a falta de acesso ao aplicativo e-Título e atraso de e-mails do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No pedido, a agremiação ainda afirma, sem anexar provas,  que existiram “graves indícios de irregularidade na apuração e divulgação dos resultados, após ataque externo (hackers) tanto no dia 12/11, quanto no dia 15, domingo, durante a realização das eleições”.

“Na hipótese de não serem devidamente esclarecidos os motivos de referida paralisação com a consequente divulgação dos resultados com a tecnicidade exigida pela transparência e inviolabilidade que se exige, pede-se que se determine imediata auditoria e até mesmo que se anule os resultados da eleições municipais do 1.º turno em todo o território nacional, tanto proporcionais quanto majoritárias e se suspenda o 2.º turno até decisão final da presente petição”, destacou o PRTB no documento.

Segundo o sistema de tramitação da ação, o processo foi encaminhado para a presidência do TSE e encontra-se com a presidência para concluir a decisão. A reportagem de O Tempo pediu um posicionamento da assessoria de imprensa do tribunal, mas não obteve retorno até a publicação.

O que já disse o TSE sobre o assunto

Na noite de domingo, dia das eleições municipais, o Barroso havia afirmado que uma falha em um dos núcleos do super computador que processa a totalização dos votos havia resultado no atraso da divulgação dos resultados.

“Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi o seguinte: um dos núcleos de processadores do super computador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo”, disse o ministro na ocasião.

Em coletiva desta segunda, Barroso acrescentou que o sistema do tribunal sofreu uma tentativa de invasão de hackers e que em seguida milícias digitais entraram em ação para desacreditar o sistema. Entretanto, o ministro continuou ressaltando que as tentativas de ataques ao sistema do TSE não afetaram resultados das eleições.

 

PRTB PEDE CANCELAMENTO DAS ELEIÇÕES NO TSE ATÉ QUE INVASÃO DAS URNAS SEJA ESCLARECIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.