A primeira Miss Bahia Plus Size e Líder do movimento Vai Ter Gorda, Adriana Santos, cobra dos poderes públicos uma atenção aos projetos de leis 284 e 303 /2019 que estão em tramitação na Câmara de Salvador e aguardando a sanção do prefeito.

O projeto de lei 303/2019 aguarda a sanção do prefeito ACM Neto e fala acerca das catracas, que tem sido grande pesadelo para as pessoas gordas, pois passar pela catraca dos ônibus causa uma série de transtornos, constrangimento e violência ao corpo das mulheres. Meu anseio é que haja uma sensibilidade e respeito pelo corpo das pessoas, enfatiza Adriana Santos.

O outro projeto de lei que está em tramitação na casa legislativa é o 284/2019 referente ao Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia. E no dia 23 de Julho foi realizada uma audiência pública virtual para discutir sobre a PL.

A cidade de Salvador é pioneira no Brasil em trazer as discussões sobre gordofobia e ativismo gordo. E caso os projetos de lei sejam sancionados aumentará a discussão e diálogo sobre a temática além de uma maior participação do poder público com a sociedade civil em relação as ações afirmativas de conscientização, empoderamento e potencialização de atividades.

Adriana Santos pontua que é urgente a necessidade de pautar a discussão dentro dos espaços políticos e legislativo sobre a valorização das pessoas gordas, a humanização do atendimento na área da saúde e estruturas adequadas de equipamentos que não violente o corpo dessas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.