No dia 02 de dezembro o deputado estadual Niltinho (PP)vai realizar uma audiência pública para debater o autosserviço nos postos de combustíveis. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa da Bahia, na Sala das Comissões Luís Cabral, a partir das 09h30.

Segundo o parlamentar, medida pode significar a demissão de mais de 20 mil trabalhadores só na Bahia.

Tramita no Senado Federal, o Projeto de Lei 2302/19, que permite o funcionamento de bombas de autosserviço, operadas pelo próprio consumidor, nos postos de abastecimento de combustíveis. O projeto revoga a Lei 9.956/00, que hoje proíbe essas bombas e pode significar o fim da atividade de frentista, demitindo mais de 20 mil trabalhadores na Bahia, 5.400 mil só na Região Metropolitana de Salvador, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

“Nossa preocupação está no alto número de demissões que essa medida vai gerar, estamos passando por um período de crise e o que precisamos é estimuar a geração de emprego e renda. Não acredito que o valor do combustível irá diminuir e é precisamos pensar nas medidas de segurança dos condutores, para evitar combustão e exposição ao benzeno, que causa câncer. Tema polêmico que precisa ser debatido urgentemente”, destacou o deputado Niltinho.

Já confirmaram presença no evento reprepresentantes do Governo da Bahia, Sindicato dos trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (SINPOSBA), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e o deputado estadual Dal. Também estão sendo convidados representantes dos postos de combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.