No dia 23 de outubro de 2019, a Universidade Católica de Salvador (UCSal) e a Prefeitura Municipal de Madre de Deus lançarão o Programa de Inovação “START Madre”. Trata-se de um programa para estimular o público a reunir as ideias inovadoras para solucionar os principais problemas da sociedade.
Nesta primeira fase, logo após o lançamento do programa, estarão abertas as inscrições para a Maratona de Inovação que irá instigar os inscritos a cocriarem projetos relacionados a soluções inovadoras para os desafios cotidianos de governos e cidadãos, apresentados pelos atores conveniados ao Ecossistema de Inovação Regional. As inscrições serão on-line, de 23/10 a 8/11, pelo link: bit.ly/inscricaostmd.

Para fomentar as inscrições, no dia 25 de outubro, de 13hs às 17hs, no Auditório da Escola Municipal Magalhães Neto, será realizado um preparatório para as Maratonas de Inovação, focado no Mapeamento dos Territórios de Inovação, com ênfase ao Circuito Urbano da Organização das Nações Unidas, abordando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11, com o tema Cidades Inclusivas.

Através dos projetos desenvolvidos nas Maratonas, a UCSal concluirá o mapeamento regional dos potenciais atores de inovação, no que tange à criatividade, tecnologia, cultura, fazendo da região um potencial campo de atuação para laboratórios de prototipação, centros de formação tecnológico e espaços de desenvolvimento criativo.

Nesta etapa do programa, o START Madre poderá contar com um espaço maker e um coworking, tendo um ambiente completo para aceleração de startups.

A UCSal também promoverá um vestibular presencial em Madre de Deus, para candidatos que queiram cursar graduação e pós-graduação, iniciando sua trilha de ativação do Centro de Tecnologia, Inovação e Criatividade – CTIC, no bairro do Suape.

Para tanto, o Programa iniciará com a oferta de graduação e pós-graduação nas modalidades semipresencial e EaD, no primeiro semestre de 2020, passando pelo credenciamento do MEC para habilitar a oferta de cursos presenciais já no segundo semestre.

Durante este período de credenciamento, a UCSal também disponibilizará, no vestibular de Madre de Deus, a oportunidade de cursar a graduação presencial nos campi de Pituaçu ou Federação, em Salvador.

Projeta-se, na parceria entre o Município de Madre de Deus e a UCSal, com o apoio da iniciativa privada, um modelo educacional completamente disruptivo e integrado ao City Lab – plataforma tecnológica de Madre de Deus capaz de promover provas de conceitos – levando para os alunos uma formação acadêmica preparada para o cenário de empreendedorismo e inovação.

“A educação e a cultura são pilares fundamentais de uma sociedade justa e fraterna. Entendemos que a tecnologia é um instrumento importante de inovação e desenvolvimento social, aliadas da fraternidade e da justiça, para o mundo e para Madre de Deus. Estou animado e esperançoso que tudo possa concorrer para o fortalecimento destas ações. Coragem a todos e vamos juntos!”, declara o reitor da Universidade Católica do Salvador, padre Maurício Ferreira.

“Esta iniciativa inovadora vai conduzir a região para novas vocações econômicas, conformando a tríplice hélice da governança público-privada com a sociedade civil organizada. Este projeto tem como objetivo ser um indutor de desenvolvimento para a região”, afirmou o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.