Madre de Deus celebrou hoje (10) o Outubro Rosa. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e a Câmara de Vereadores realizaram um debate sobre o tema. O encontro ocorreu no Legislativo Municipal e os trabalhos foram coordenados pela vereadora Cláudia Copque.

O prefeito Jeferson Andrade afirma que “aqui em Madre de Deus utilizamos uma iluminação alusiva ao Outubro Rosa. E nossas unidades de saúde e o Hospital Municipal têm uma programação específica durante todo o mês. Julgo que o importante é conscientizar as mulheres sobre a necessidade de ações preventivas. E frisar que o combate ao câncer de mama é realizado pela Secretaria de Saúde durante todo o ano”.

“Esta é uma causa que me sensibiliza. Eu já perdi uma irmã que teve o câncer de mama. E a minha mãe também foi vítima desta doença, mas foi curada. Eu abracei esta campanha e é o sétimo ano que coordeno as ações do Outubro Rosa em Madre de Deus. Já perdi amigas e outras tiveram que tirar um seio. Portanto, eu aderi a este movimento mundial, trazendo à luz essa luta para nossa Madre de Deus”, afirmou Cláudia Copque.

Já a secretária de Saúde, Naiara Cardoso, afirmou que o combate, o rastreio e o controle do câncer de mama são ações constantes da Prefeitura de Madre de Deus. “Afinal, o câncer de mama e o de colo de útero são os que mais incidem entre as mulheres em nível mundial e, principalmente, no Brasil”, frisou. As estimativas, de acordo com a gestora, são sempre crescentes. Em 2019, por exemplo, “teremos cerca de 59.000 novos casos de câncer de mama no país. Ou seja, esta modalidade da doença representa 25 % do câncer que atinge o público feminino”, alertou.

Um dos palestrantes do evento foi o mastologista Carlos Daniel Vilas Boas de Carvalho, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e médico residente no Hospital Santo Antônio, que integra as Obras Assistenciais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. “´Orientamos as mulheres sobre a necessidade da realização da mamografia anual a partir dos 40 anos de idade. Portanto, procurem os Postos de Saúde da Família (PSFs)”, alertou. “O câncer de mama é o que tem a maior incidência de óbitos. Sendo assim, o importante é fazer o mais cedo possível o diagnóstico”, pontuou. Para as mulheres abaixo de 40 anos, o especialista recomenda a realização de ultrassonografia anual durante suas consultas com ginecologistas. Caso seja detectada alguma anormalidade, o ginecologista encaminhará a paciente para um mastologista.

O debate contou com a participação da psicóloga Sylvana Santos, da ginecologista Elenilza Antunes, e do médico de um dos Postos de Saúde da Família (PSFs), Roberto Santos.

Programação cultural

O presidente da Casa, Paulinho de Nalva, e a vereadora Joyce Filha de Seu Hélio prestigiaram o evento. Assim como o vereador Kikito, que realizou uma apresentação cultural com o grupo Kikito e Ministério Meu Jesus. A artista Lene Santana também se apresentou durante o encontro. E o Grupo da Terceira Idade, do Centro de Referência do Idoso, realizou uma apresentação de dança. Já o Grupo dos Agentes Comunitários de Saúde realizou uma apresentação cênica.

História

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (fonte-www.komen.org).

Fotos: Igor Thomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.