A Diocese de Camaçari celebra, entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro, o seu padroeiro, São Thomaz de Cantuária. As festividades começam com a celebração do sacramento da crisma, no dia 29, por ser sua Festa Litúrgica. No entanto, em Camaçari a data é comemorada com o feriado nesta terça-feira, dia 7 de janeiro.

A programação inicia às 5h com alvorada de fogos, e segue com uma vasta programação até às 17h. Além da participação de milhares de fiéis, a festa em homenagem ao padroeiro da cidade também conta com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades municipais.

O Dia de São Thomaz de Cantuária é feriado municipal e as comemorações em homenagem ao padroeiro de Camaçari contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria do Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos.

História – Para trabalhar nas obras de construção da linha férrea, a família do Desembargador Thomaz Montenegro veio para Camaçari no início do século 20 e doou um pequeno terreno para que fosse edificada uma capela. Na época, a sede do município era o atual distrito de Vila de Abrantes e tinha como padroeiro São Miguel.

Em agradecimento, a igreja homenageou a família e batizou a capela de São Thomaz, em alusão a um padre da cidade inglesa Canterbury, que em português significa Cantuária.

Programação das homenagens desta terça-feira (07):
5h – Alvorada
6h – Ofício de São Thomaz
7h – Missa pelos fiéis falecidos
11h – Adoração ao Santíssimo com hora média
16h – Procissão saindo da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe no Bairro Novo Horizonte, em direção à praça da Catedral
17h – Celebração da missa solene de conclusão dos festejos do padroeiro, com queima de fogos, na Praça Desembargador Montenegro
18h – Apresentação da Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA)

Foto: Ângelo Pontes/Ascom-PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.